Como a Iluminação Faz Diferença em Suas Fotos

Descubra como a iluminação faz diferença em suas fotos. Já ouviu falar em Golden hour e Blue hour em fotografia? Pois é, tratam-se de técnicas de iluminação para fotos, ao final deste artigo vou deixar um link de um tutorial com 4 técnicas sensacionais sobre iluminação para fotografia. Confira as dicas…

Dicas Sobre Iluminação Para Fotografia

Fotografar é uma arte que exige técnica e conhecimento para assegurar que as fotos sempre saiam em seu melhor e cumpram com o objetivo do fotógrafo – e muitas vezes daquele que está sendo fotografado.

Afinal de contas, há uma série de variáveis que podem interferir no resultado final da sua foto e é preciso conhecê-las para conseguir controlar o resultado que você vai obter com seus trabalhos.

Entre essas variáveis estão uma série de fatores, o modelo da sua câmera, a abertura da sua lente, as configurações que colocou na sua câmera, o ambiente em que está fotografando e muitos outros.

Leia também sobre: Os 3 Pilares da Fotografia: Tudo que Você Precisa Saber!

A Importância da Iluminação Para Fotografia

Dentro desse contexto, uma das variáveis que mais interferem no resultado de sua foto e que deve ser levada em consideração é a iluminação do ambiente onde você está fotografando.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão lhe mostrar não apenas a importância da iluminação para a realização de uma boa fotografia, mas também a diferença que ela pode fazer em suas fotos, de forma que fotos boas, com a iluminação adequada, podem ficar ainda melhores.

Tudo para que você comece a pensar nesse elemento na hora de tirar as suas fotos e aprimore ainda mais as suas técnicas de fotografia.

Afinal de contas, fotografar bem é algo que exige prática, técnica e experiência, algo que só conseguimos com o tempo.

iluminacao-para-fotografia-golden-hour

Entenda o Que a Iluminação Pode Fazer Por Sua Foto

Para cada tipo de foto, o ideal é que se use um tipo de iluminação diferente, pois é ela (a iluminação para fotografia) que vai reger o efeito obtido em seu retrato.

Sendo assim, em diferentes situações você deve trabalhar com iluminações diferentes, para deixar a foto mais suave, mais marcantes, com efeitos de luz e sombra ou qualquer outro efeito que deseja obter em sua fotografias.

Luz Natural

Na hora de tirar retratos que ressaltem a tonalidade natural da pele de uma pessoa fotografada, o ideal é que se utilize a luz natural, pois é ela que vai dar a você o melhor efeito possível.

Nestes casos o ideal é que se utilize a luz do sol que vai até antes das 16h30.

Isso porque luzes artificiais frequentemente modificam o tom da pele e, consequentemente, o tom de sua fotografia.

Luz Artificial

Já se o que deseja é fotografar objetos, peças de decoração, maquiagens, ou seja, dar foco em apenas um objeto específico, o melhor a se fazer é trabalhar com luzes direcionadas.

Isso porque dessa forma você vai conseguir evitar iluminação excessiva e também sombras, de forma a realmente conseguir dar destaque ao objeto fotografado.

Por fim, a melhor dica no que diz respeito à iluminação fotográfica é: teste muito antes de fotografar.

Só assim realmente vai conseguir saber o efeito que a luz vai causar na sua foto e se é isso mesmo o que quer apresentar naquele trabalho.

Tenha em mente também que em muitos casos a sua foto não está saindo do jeito que deseja porque a iluminação não está boa, trocar a sua fonte luminosa ou de onde ela está vindo pode fazer muito mais diferença do que você imagina.

A Iluminação faz toda a diferença em suas fotos!

Mais Dicas Sobre Iluminação Para Fotos

Leia o tutoria abaixo com 4 Dicas Rápidas Sobre Iluminação Para Fotos Sensacionais.

→ Tutorial 4 Dicas Sobre Iluminação Para Fotos

 

Links Interessantes sobre Golden e Blue Hour:

 

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos que querem saber mais sobre Iluminação Para Fotografia Digital. Isto vai ajudar…

Como a Iluminação Faz Diferença em Suas Fotos
5 (100%) 1 voto