10 Dicas de Fotografia Digital Para Iniciantes!

10 Dicas de Fotografia Digital Para Iniciantes! Para quem iniciou na área da fotografia recentemente é difícil conseguir a foto perfeita, isto é fato. Muitas vezes o fotógrafo iniciante não tem e nem entende dos equipamentos que os profissionais costumam usar. Confira neste guia, algumas técnicas essenciais para quem está começando sua carreira como fotógrafo…

Artigo atualizado em 20/11/2018

Dicas Essenciais de Fotografia para Iniciantes

Pensando em auxiliar nesse processo inicial de aprendizagem, separamos um guia com 10 dicas de fotografia digital para iniciantes.

Com essas dicas básicas, você verá que não são necessárias as câmeras mais caras para fazer um bom trabalho.

Entenda que estas ainda não são dicas 100% técnicas sobre fotografia digital, você pode adquirir o conhecimento no método completo que vou mostrar no final do artigo.

Mas por agora, veja algumas simples ações que podem fazer a diferença entre tirar uma maravilhosa foto de “tirar lágrimas” dos seus amigos, ou simplesmente ficar olhando outros fotógrafos ganharem o dia, e quem sabe, mais dinheiro! 😉

Confira agora as 10 dicas iniciais de fotografia digital para quem está começando nesta nobre arte…

10 Dicas de Fotografia Digital Para Iniciantes!

Não importa se você é um fotógrafo iniciante ou um profissional de longa data, é muito difícil entender e dominar todas as técnicas de fotografia digital.

Bons fotógrafos passam a vida toda estudando e se dedicando ao conteúdo que ainda não sabem, porque o universo fotográfico e os estilos vivem se modernizando.

Se você é um fotógrafo iniciante ou mesmo um profissional de fotografia e está procurando por dicas sobre como tirar fotos profissionais, então você veio ao lugar certo.

Leia também: Qual o Melhor Curso Online de Fotografia Digital? Confira 3 Opções do Básico ao Avançado!

Vamos as dicas?

1 – Aproveite os Equipamentos de Fotografia que Possui

Não fique intimidado ou chateado se você é um fotógrafo iniciante, não possui os equipamentos mais caros mas quer tirar fotos legais.

Não importa o preço do equipamento, e sim a sua capacidade de usá-los da forma correta. Isto é o que vale mais na hora de tirar lindas fotografias!

Mas aí você se pergunta: “Como tirar fotos profissionais com o celular?”

Qualquer tipo de câmera pode fazer uma boa foto, desde que o fotógrafo seja habilidoso, além disso, a melhor das dicas que pode usar e tirar fotos com o celular é escolher um local iluminado, já que a maioria dos celulares hoje em dia apresentam câmeras com pouca capacidade de iluminação.

Os smartphones tem câmeras digitais excelentes, com altas resoluções. Também existem equipamentos para iniciantes na arte de fotografar que podem se ajustar a qualquer bolso.

Primeiro você deve conhecer os equipamentos mais básicos. E só depois prosseguir nessa carreira com equipamentos mais profissionais.

Conheça as ferramentas disponíveis nos seus equipamentos. Seja ela a câmera do celular ou de uma câmera compacta. Mexa e teste todas as funções, tenha conhecimento da sua câmera.

Com a habilidade do fotógrafo, qualquer equipamento é bom o suficiente para uma boa foto.

2 – Busque Conhecimento Sempre

Nunca deixe de estudar sobre o seu trabalho, no caso, a fotografia. Além de conhecer o seu equipamento, procure mais dicas, aprenda termos técnicos. Existem várias palavras específicas para o meio fotográfico, conheça e estude sobre elas.

Você também pode procurar um curso, seja um treinamento online ou presencial. O importante é querer se aperfeiçoar e estar sempre se atualizando sobre o universo da fotografia.

→ Confira aqui o curso online de fotografia para iniciantes que indicamos…

3 – Tire Várias Fotos

Para quem está iniciando, é muito interessante que tire fotos regularmente. Se possível, todos os dias.

Tire fotos de várias coisas ao seu redor, procure manter este hábito. Isso é importante para ir testando as funcionalidades da sua câmera.

Além de ajudar a ter um olhar fotográfico e ajudar a fixar as técnicas aprendidas, fotografia também é prática.

4 – Mantenha Sua Câmera por Perto

Esse item é muito próximo ao anterior, estão relacionados. Além de tornar o ato de tirar fotos um hábito, ande sempre com a sua câmera.

Nas vezes que puder, procure levar os seus equipamentos consigo. A todo instante pode ocorrer um momento “perfeito” para uma foto.

Você nunca sabe quando surgirá a oportunidade de tirar uma boa foto. Uma paisagem, pessoas, acontecimentos, objetos, tudo isso pode compor a fotografia ideal, por isso, carregue sua câmera em qualquer lugar que você for.

Sabe aquele lugar maravilhoso em uma noite inesperada? Os amigos reunidos em volta da fogueira? Ou então um beija-flor que se aproxima? Você não vai querer perder nada disso, não é mesmo? Então lembre-se: se for sair, leve a câmera sempre!

Tome Cuidado Com seu Equipamento!

Todo mundo sabe que câmeras e tripés não são nada baratos, não é mesmo? Então, compre uma mochila especial e guarde todos os seus apetrechos.

Acredite, essa é uma das mais preciosas dicas de fotografia para iniciantes! O cuidado com o material é essencial, já que sem ele não é possível fazer foto alguma.

5 – Fique Atento ao Seu Redor

Como foi dito, a qualquer momento pode ter essa cena da foto “perfeita”. Mas para isso é necessário ter atenção aos ambientes.

Você pode achar que a sua casa não é um bom lugar para tirar fotos, o ambiente não é bonito ou por qualquer outro motivo. Entretanto, nunca deu a devida atenção aos espaços.

Olhe ao seu redor, não é preciso ir muito longe, nas melhores paisagens da cidade para conseguir uma foto bonita.

6 – Segure a Câmera na Posição Correta

Seja a sua câmera mais simples, como uma compacta ou alguma profissional, certifique-se que está segurando ela corretamente.

Isso ajuda a não deixar a foto torta ou embaçada, tenha atenção nesse fator.

7 – Aproveite a Luz Natural

Para você que não possui equipamento de luz algum, usufrua da luz natural. Fotografe próximo a ambientes como varandas e janelas. Normalmente, perto delas a iluminação é boa e suave.

dicas de fotografia para iniciantes golden hour

Golden Hour

É um horário que proporciona fotos muito bonitas e naturais. A golden hour ou hora dourada é o período de 1 hora antes ou depois do nascer ou pôr do sol.

8 – Faça uma Foto com Fundo Simples

Procure manter o foco no seu objeto ou modelo principal. É mais fácil ter uma boa qualidade quando o fundo é simples.

Como fundo simples, entendemos como um fundo com cores neutras e padrões simples.

Isso também é um fator que ajuda às pessoas que não possuem muito conhecimento com edição de fotos. Pois não terá algo para retirar ou disfarçar na foto.

9 – Não Use Flash Dentro de Casa

Essa é uma dica simples que reforça o uso da luz natural. O flash dentro de casa pode trazer um aspecto áspero e não deixar a foto de forma natural.

Novamente, fotografe próximo às janelas e varandas para conseguir uma foto mais natural e bonita.

10 – Regra dos Terços

Última regra, mas definitivamente não é a menos importante. É uma técnica que consiste em criar duas linhas imaginárias na câmera. Duas linhas na vertical e duas linhas na horizontal.

Os pontos de interseção dessas linhas, ou seja, aonde elas se encontram, normalmente são aonde mais chamam a atenção dos olhos.

Procure manter o que deseja enfatizar, na sua foto, próximo a esses pontos de interseção.

Em algumas câmeras, até mesmo nas mais simples, existe essa ferramenta de colocar essa linha imaginária antes de tirar uma fotografia.

Dica Extra: Método Completo para Iniciantes!

Se eu puder lhe dar uma dica essencial para que saia de onde você está agora (iniciante) e vá ao nível de fotografia profissional, esta dica será sobre cursos online que oferecem ensino de qualidade, por isso procure aqui no blog os cursos do Cara da Foto!

Dentre as Dicas de Fotografia Digital Para Iniciantes que exploramos aqui, está dicas é a mais importante!

Não adianta ter os melhores equipamentos, cuidar das suas câmeras ou estar sempre com uma câmera digital na mão, se não souber o que está fazendo, isto vai ser muito frustante e você vai fatalmente desistir de se tornar um fotógrafo.

A maior dica de fotografia digital para iniciantes se tornarem profissionais é essa, pois é preciso estudar e conhecer as técnicas e então produzir boas fotos.

Procure cursos online como os indicados aqui no blog, que podem te ajudar a se aprofundar no conteúdo. O que nos leva ao próximo tópico…

Comece Com o Cara da Foto

Quer dicas profissionais para tirar melhores fotografias?

Você já deve der ouvido falar dos Caras da Foto, os irmãos Rodrigo e Ricardo Polesso…

Eu sempre indico os cursos digitais do Cara da Foto aos iniciantes. A didática dos irmãos Polesso é muito simples e de fácil entendimento.

Este será um bom início em sua carreira fotográfica, e ainda poderá fazer muito sucesso entre seus amigos com suas fotos de viagens, paisagens, situações do cotidiano, etc.

→ Clique Aqui e Conheça Curso de Introdução a Fotografia Digital do Cara da Foto

Todas as dicas de fotografia digital para iniciantes estão em uma plataforma online, basta que escolha o treinamento que mais se identifique, e mandar brasa!

Logo você estará dando dicas profissionais aos os iniciantes! 😉

Os cursos aqui são tanto para iniciantes quanto profissionais, e te dão dicas sobre como fazer as melhores fotos que você já viu, além de saírem por um preço em conta, e te dar 30 dias de garantia, pois caso você não goste, pode receber todo o seu dinheiro de volta.

O conteúdo é totalmente digital e você pode acessar onde quiser! Com vídeo aulas completas e PDFs para acompanhamento.

Agora você já sabe quais são nossas dicas de fotografia digital para iniciantes ou profissionais.

Não espere mais em aprimorar seu conhecimento fotográfico!

Quer Mais Dicas de Fotografia Digital para Iniciantes?

Veja este exemplo onde os Caras da Foto dão dicas para escolher as lentes usadas em sua câmera…

→ Conheça Aqui o Curso de Introdução à Fotografia Digital

Estas foram algumas Dicas de Fotografia Digital Para Iniciantes que podem ajudar muito no início da sua carreira com fotografia.

Gostou das dicas? Então compartilhe. Isto com certeza vai ajudar alguém!

Fonte: Harvard Photograph Courses

10 Dicas de Fotografia Digital Para Iniciantes!
5 (100%) 6 votos